Buscar
  • maricaespn

NOVEMBRO AZUL NO MARICÁ ESPORTE NEWS

Você conhece o Novembro Azul? Criada na Austrália, a campanha tem o objetivo de conscientizar os homens sobre doenças tipicamente masculinas, como os cânceres de próstata ou testicular.



E exatamente por ser algo voltado para homens que o bigode acabou se tornando seu grande símbolo, dando origem ao termo "Movember", uma junção das palavras "moustache" e "november" - respectivamente "bigode" e "novembro", em inglês. Mas não adianta apenas propagar a importância da data, é preciso também tomar atitudes para se prevenir contra essas doenças.



Vá ao urologista

Enquanto as mulheres vão uma vez ao ano ao ginecologista não é comum ver os homens fazerem o mesmo com os urologistas, o que é um erro. Ainda há muito tabu em torno da ida a esse especialista, mas deve-se ter em mente que não ir ao médico não irá impedi-lo de ter alguma doença, pelo contrário. Ao ter os exames em dia é possível detectar possíveis problemas logo no início, o que aumenta e muito as chances de cura. E se você teve caso clínico na família a ida ao urologista é ainda mais importante.



Pratique esportes

Você sabia que a prática esportiva pode evitar o surgimento de alguns tipos de câncer? Pois é, isso vale, por exemplo, para o de próstata, um dos mais comuns entre os homens. De acordo com o cardiologista Nabil Ghorayeb em uma matéria publicada no site "Globo Esporte", pessoas ativas fisicamente além de viverem mais sofrem um risco de menor de ter câncer.

Ao mesmo tempo, o especialista também destaca que algumas atividades fazem o efeito contrário. "Sabemos que determinados esportes que causam traumas crônicos na bacia (pelve masculina), como o ciclismo, seja de lazer ou esportivo, têm incidência aumentada de problemas da próstata", disse, ao site esportivo.

Ainda assim, Nabil Ghorayeb defende a prática de exercícios, pois ela traz mais benefícios do que malefícios ao corpo. Mas ele destaca que o médico também deve ser consultado com alguma frequência, e que os exercícios devem ser praticados regularmente. "A fisiologia nos ensina que a duração dos efeitos positivos dos exercícios físicos na prevenção das doenças é curto, dura em média 48 a 72 horas. Por tudo isso que a atividade física regular deve ser constante, enquanto se puder fazer", conclui.


por Ana Carolina Porto.

0 visualização

Maricá esporte news

Siga nossas redes e fique por dentro de todas as novidades !

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

(21) 99840-5510

maricaespn@gmail.com

© Site criado por RaO Produções